Há quem pense que comer bem, fazendo uma alimentação saudável, significa gastar muito dinheiro. Ao contrário do que tem sido construído socialmente (principalmente pela mídia), uma alimentação saudável não é cara, pois se baseia em alimentos in natura ou minimamente processados, acessíveis e produzidos regionalmente.
Consumir alimentos regionais e produzidos no local em que vivemos é uma maneira de melhorar a qualidade da alimentação, e também proporcionar geração de renda para as comunidades, além de diminuir o custo com a alimentação.
Outro fator que contribui para uma alimentação inadequada é o desperdício de alimentos. Os alimentos devem ser aproveitados ao máximo, mas a maioria das pessoas despreza grande parte deles por desconhecer o seu valor nutritivo.
Alguns alimentos perdem uma parte significativa de seus nutrientes. Isso acontece quando ocorre congelamento, trituração, fervura e até mesmo quando desconhecemos e jogamos fora partes comestíveis saudáveis.
O aproveitamento de folhas, sementes e talos contribui para aumentar o valor nutricional da alimentação, pois são ricos em vitaminas, minerais e fibras. As folhas de modo geral são ricas em vitamina A, como por exemplo, as de beterraba, cenoura, couve-flor e brócolis. Estas partes são também uma opção para variar o cardápio diário.
[Cartilha: Alimentação e Nutrição; Ministério da Saúde Pag.: 45/46 - 2006]
Para termos nutrientes a mais na nossa alimentação é fundamental ter alguns cuidados com os alimentos. Vejam quais.
· Respeite sempre as recomendações dos rótulos dos alimentos, referente ao local de armazenamento e temperatura adequada. Armazene os alimentos em locais limpos, evitando assim que eles se deteriorem mais facilmente;
· Mantenha a panela fechada quando cozinhar verduras e legumes. Como o vapor permanece na panela, as vitaminas continuam na água do cozimento, então aproveite e utilize também essa água do cozimento em outras preparações;
· Procure evitar o liquidificador, amasse os alimentos ou use a peneira;
· Consuma as frutas com casca. Essa parte da fruta é rica em fibras que auxiliam o bom funcionamento intestinal;
· Com cascas de maçã você também pode preparar um maravilhoso chá ou um saboroso suco. Outras cascas de frutas também podem ser utilizadas no preparo de sucos.
· Na hora do preparo, tenha cuidado ao descascar os alimentos, procurando retirar o mínimo possível das cascas e utilize-as em outras preparações;
· Procure fazer a quantidade exata de alimento a ser consumida, dessa forma você evita desperdícios.
· Não jogue fora os talos de agrião, cenoura, beterraba, couve e outras verduras e legumes. Estes talos contem vitaminas, minerais e fibras. Limpe pique e refogue com temperos naturais. Todas as folhas verde-escuro são ricas em ferro. Não deixe de aproveitá-las.
· Quando for comprar frutas, manipule o mínimo possível, assim a fruta será preservada por mais tempo.
Seguindo estes truques, com certeza sua comida será bem mais nutritiva.
Seguindo estes truques, com certeza sua comida será bem mais nutritiva.
[Roberta dos Santos Silva Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet]

Nenhum comentário:
Postar um comentário